Saiba mais sobre a Homeopatia

A homeopatia é um método terapêutico criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, no final do século 18, que visa tratar a totalidade dos sintomas apresentados pelo paciente, isto é, debelar a doença física e recuperar o equilíbrio emocional.

Isto é possível porque o medicamento homeopático atua por meio de estímulos energéticos reequilibrando a energia vital do indivíduo, seja este um ser humano ou um animal.

Princípio

O princípio da cura da homeopatia é baseado na lei dos semelhantes, princípio anteriormente enunciado por Hipócrates, o pai da medicina, como uma das três possíveis formas de cura, além da cura pelos contrários (alopatia) e da cura pelas vias naturais (cura espontânea).

Prescrição

Para prescrever homeopatia é preciso o conhecimento pleno dos principais medicamentos homeopáticos e da habilidade do profissional em identificar as características mentais (personalidade) e sintomas físicos presentes no paciente. Dessa forma, o medicamento escolhido deve ser o mais semelhante possível com a personalidade e sintomas do paciente, o que é determinante para o sucesso do tratamento.

Tratamento

Dizemos, com frequência, que a homeopatia trata doentes e não doenças, uma vez que o medicamento escolhido é bastante individualizado, dada a diversidade das personalidades existentes. Por regra, deve-se prescrever um único medicamento, se sozinho for capaz de cobrir a totalidade dos sintomas.

A homeopatia pode ser usada como única forma de tratamento ou em combinação com outros métodos terapêuticos, desde que o profissional saiba fazer uso concomitante deles.

Por outro lado, o homeopata não deve substituir a alopatia quando esta se faz imprescindível, bem como a indicação de cirurgias, vacinas, dietas ou tantas outras terapêuticas onde a homeopatia não proporcionará o equilíbrio da saúde. Radicalismos não são bem vindos em medicina.